A
Escola Municipal Machado de Assis- Pólo oferece
Educação Integral
Desde março de 2012 , a Escola Machado de Assis- Polo aderiu ao Programa Mais Educação,
sendo a primeira escola rural da Rede Municipal de Ensino de Nova Andradina a
oferecer o mesmo, iniciando suas atividades no final de outubro.
O programa é uma
iniciativa do Governo Federal e objetiva ampliar as oportunidades educativas e
dividir a tarefa de educar entre os profissionais da educação, as famílias e os
demais membros da sociedade, já que a Educação Integral oportuniza a
aprendizagem conectada à vida das crianças, jovens e adolescentes, visando sua
formação completa como indivíduo.
No 1º ano de
atividades: 2012-2013-Dentre as opções oferecidas pelo Ministério da Educação,
foram escolhidas quatro atividades, entre elas; Acompanhamento Pedagógico,
Banda Fanfarra, Atletismo e Recreação.
O acompanhamento
pedagógico, direcionado especialmente na Matemática busca desenvolver o
cognitivo dos alunos, raciocínio lógico e memória, através de atividades
significativas na área da referida disciplina. A atividade de Banda Fanfarra
objetiva estimular a produção artística e cultural por meio do desenvolvimento
da auto-estima, integração sócio-cultural e trabalho em equipe, possibilitando
assim a valorização e reconhecimento das culturas populares. O Atletismo visa
incentivar à prática esportiva através do desenvolvimento da socialização,
cooperação e superação de limites coletivos e pessoais promovendo uma melhor
qualidade de vida. A Recreação objetiva incentivar às práticas de lazer, tendo
como elemento fundamental a priorização da brincadeira, considerada essencial
na formação da criança e do adolescente. Através das brincadeiras os educandos
têm a possibilidade de explorar o meio em que vivem, além disso, elas
contribuem de forma significativa no desenvolvimento das funções psicológicas
como atenção e memória e na internalização de regras e papéis sociais.
Desde então, os
monitores orientados pela coordenadora do programa e a direção da escola
desenvolveram seu trabalho, buscando de forma lúdica e agradável obter a
participação e o envolvimento dos alunos nas atividades oferecidas pelo
programa.
2014
Em 2014, já no 2º ano
de atividades, dentre as opções oferecidas pelo MEC, foram escolhidas quatro
atividades: Campos de Conhecimento, Iniciação Científica, Esportes e Recreação.
Campos de conhecimento, direcionado especialmente no apoio metodológico, procedimentos e materiais
voltados às atividades pedagógicas e lúdicas para o ensino e a aprendizagem da
Matemática, de práticas de leitura e escrita, e das Ciências, contextualizado
em projetos de trabalho educacional, de acordo com a necessidade e com respeito
ao tempo de aprendizado de cada criança, adolescente e jovem.
A atividade de Iniciação
Científica objetiva estimular a experimentação
e produção de materiais voltados a feira de ciências por meio do
desenvolvimento da autoestima, integração de conhecimento e metodologia
científica, possibilitando assim a valorização e reconhecimento da ciência.
O Esporte está direcionado ao Atletismo, e suas múltiplas atividades, tais como: Futebol, Futsal, Vôlei, Basquete, etc., visa incentivar à prática esportiva através do desenvolvimento da socialização, cooperação e superação de limites coletivos e pessoais promovendo uma melhor qualidade de vida.
A Recreação objetiva incentivar às práticas de lazer, tendo como elemento fundamental a priorização da brincadeira, considerada essencial na formação da criança e do adolescente. Através das brincadeiras os educandos têm a possibilidade de explorar o meio em que vivem, além disso, elas contribuem de forma significativa no desenvolvimento das funções psicológicas como atenção e memória e na internalização de regras e papéis sociais.
O Esporte está direcionado ao Atletismo, e suas múltiplas atividades, tais como: Futebol, Futsal, Vôlei, Basquete, etc., visa incentivar à prática esportiva através do desenvolvimento da socialização, cooperação e superação de limites coletivos e pessoais promovendo uma melhor qualidade de vida.
A Recreação objetiva incentivar às práticas de lazer, tendo como elemento fundamental a priorização da brincadeira, considerada essencial na formação da criança e do adolescente. Através das brincadeiras os educandos têm a possibilidade de explorar o meio em que vivem, além disso, elas contribuem de forma significativa no desenvolvimento das funções psicológicas como atenção e memória e na internalização de regras e papéis sociais.
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